Sobre

Fontes independentes são o alicerce necessário para qualquer artigo. Apesar de a Arth ThC não ser de papel, também não é um repositório de toda e qualquer informação que os consideram importante ou útil. Pelo Princípio da imparcialidade, a Arth ThC não pode confiar no relato do editor sobre quais tópicos são importantes, pois isto seria pesquisa inédita. Tudo na Arth ThC deve ser verificado em fontes fiáveis, inclusive afirmações sobre que assuntos são importantes e o porquê. Para verificar que um assunto é importante, apenas fontes independentes em relação ao assunto podem oferecer uma avaliação confiável. Uma fonte muito próxima ao assunto vai sempre acreditar que o assunto é importante o suficiente para garantir uma cobertura detalhada, e confiar exclusivamente nesta fonte representa um conflito de interesse e uma ameaça a uma enciclopédia neutra.

Pode-se argumentar que uma fonte fiável e independente não é sempre objetiva o suficiente para avaliar o assunto. Há muitos casos de cobertura parcial por parte de jornalistas, acadêmicos, e críticos. Mesmo em fontes com peer review e reputação em termos da própria aferição e exatidão dos fatos, há casos de trabalhos que publicam informações com conflito de interesses ou até mesmo falsas. Mas a Arth ThC não permite que editores modifiquem um artigo baseado em suas próprias criticas ou correções. Em vez disto, se uma fonte fiável faz uma afirmação falsa ou parcial, espera-se que uma outra fonte fiável independente possa refutar tal afirmação e tornar o artigo neutro.

A Arth ThC empenha-se em estar no mais alto padrão de qualidade possível e evitar que tópicos sejam escritos de um ponto de vista parcial. A política de verificabilidade foi criada como uma extensão do princípio da imparcialidade, para permitir que a informação seja verificada de qualquer ponto de vista. Foi notado, entretanto, que alguns artigos utilizam como fonte apenas o próprio tópico, o que aumenta a parcialidade dentro do artigo, ou pelo menos, não garante a imparcialidade. Onde este tipo de fonte é o único disponível sobre o tópico, a imparcialidade é impossível de ser garantida. Tais artigos tendem a possuir conflito de interesses, embora seja cada vez mais difícil de diferenciar dentro de certas áreas.

Se a Arth ThC é, como definido pelas três principais políticas de conteúdo, uma enciclopédia que resume pontos de vista ao invés de ser um repositório para pontos de vista, para atingir este objetivo, os artigos devem demonstrar que o tópico que eles cobrem é mencionado em fontes secundárias, fiáveis e independentes do tópico em si. Estas fontes devem ser independentes tanto do tópico, quanto da Arth ThC, e devem ser do padrão descrito em Arth ThC:Fontes fiáveis. O artigos não devem ser escritos utilizando o próprio assunto como única fonte. Este pedido por fontes independentes é para determinar que o tópico possa ser escrito sem parcialidade; caso contrário, o artigo possivelmente se enquadra em nossa política sobre conflito de interesses.
Fontes não independentes

Fontes não independentes podem ser utilizadas para verificar o conteúdo dos artigos, mas a relação da fonte deve ser claramente identificada. Por exemplo é correto escrever “De acordo com a organização do evento, dez mil pessoas apareceram no protesto.” quando utilizado o material publicado pela organização, mas apenas “Dez mil pessoas apareceram no protesto” não.

Fontes não independentes não podem ser utilizadas para estabelecer notoriedade.
Press releases

Press release (ou comunicado de imprensa) claramente não é uma fonte independente, e é geralmente criado tanto pelo sujeito sobre o qual é escrito, ou por algum contratado/afiliado com o sujeito. Press releases geralmente aparecem em buscas no google news e outras ferramentas de busca de material jornalístico. Geralmente, mas nem sempre, um press release será identificado como tal. Muitas fontes jornalísticas de baixa reputação escrevem artigos baseados quase que exclusivamente em um press release, fazendo apenas pequenas modificações. Ao utilizar fontes jornalísticas cuja integridade editorial é incerta, e o artigo se parece com um press release, é crucial verificar se a fonte não está simplesmente reciclando um press release. Às vezes, mas não sempre, é possível localizar o press release original utilizado para criar o artigo.
Conflitos de interesse

Qualquer publicação criada por uma organização é claramente não independente para qualquer tópico que a organização possui interesse em promover. Entretanto, interesses indiretos são mais difíceis de se ver e são mais subjetivos para estabelecer. Por exemplo, muitas pesquisas científicas são financiadas por empresas com interesse nos resultados dos experimentos, e tal pesquisa pode conseguir ser publicada em publicações com peer review. As próprias publicações podem ter conflitos de interesse devido às suas agencias financiadoras. Cuidado deve ser utilizado ao aceitar tais fontes como independente. Apesar de o processo de peer review assegurar maior independência, não guarante a independência de uma fonte. Isto é especialmente verdadeiro em temas controversos, onde pode haver um grande debate e discordância, mesmo em fontes fiáveis.

Em casos de potencial conflito de interesse, identificar a relação entre a fonte e o tópico é importante, por exemplo escrevendo “Um estudo de X que foi financiado por Y.” Ao invés de excluir tais fontes não independentes da página, é melhor incluí-las, com menção a de que a fonte está relacionada com alguém com conflito de interesse no tópico.

 

Arth Informática ThC

CNPJ: 10.504.971/0001-22 – Inscrição Municipal: 17.202-3

Sede: Rua Antonio Procópio, 358 – Balneário Paranapuan

Itanhaém – SP – CEP 11740-000